CONHEÇA NOSSO BLOG

Nós desenvolvemos matérias sobre as novidades e os cuidados no ambiente aquático para orientar papais e mamães.

 

Natação para Bebês

COMPARTILHE


Natação para Bebês

Sendo considerado um dos esportes mais praticados no mundo, a natação é uma excelente forma de trabalhar o sistema cardiovascular e condicionamento físico. Por ser um esporte que traz muitos benefícios, sua procura para as crianças mais novas é grande.

Mas como definir o melhor momento para o seu filho (a) começar a praticar? Vem entender mais nos acompanhando.

Em que momento dar início

Por incrível que pareça, recomenda-se o início a partir dos 6 meses de vida. Especialistas explicam que nos primeiros meses de vida temos maior proximidade com o ambiente aquático, desenvolvendo as habilidades quase que de forma natural.

Outro ponto defendido, seria que com 6 meses de vida a criança já teria tomado as principais vacinas e desenvolvido bem a estrutura do ouvido. Além de trabalhar desde cedo a confiança, vontade de se superar e sociabilidade da criança.

Lembre-se sempre de consultar antes o seu pediatra, já que cada criança possui suas peculiaridades e cuidados.

 

Segurança Aquática e Desenvolvimento

Afogamentos são uma das principais causas de acidentes para crianças menores de 4 anos. Por isso, a familiaridade com o ambiente aquático é fundamental! 

Mesmo não tendo como propósito principal ensinar o bebê a nadar, e sim a auxiliar no seu desenvolvimento,  com o passar do tempo eles acabam desenvolvendo a compreensão do espaço de forma segura.

Já tratando de aspectos físicos, o bebê passa a ter controle da sua respiração por fortalecer sua musculatura torácica. A natação para os bebês também melhora seu sono, alimentação e evita o sobrepeso.  

Com as aulas de natação, o bebê passará por um desenvolvimento afetivo, de forma precoce terá pontos positivos em sua inteligência emocional.

 

 Preocupações dos pais

Mesmo entendendo os diversos benefícios da natação para os bebês, as preocupações com a criança não ficam de lado.

As dores e infecções no ouvido estão entre as principais dúvidas, e para evitar isso você deve ficar atento às condições de tratamento da água. Problemas como esse, ocorrem por má higienização do ambiente em que a criança está, por isso verifique sempre o comprometimento do local onde realizará as aulas.

Verifique também o tipo de tratamento feito na água, e confirme antes se sua criança é alérgica ou não a ele. 

A confiança no profissional que irá realizar as aulas, também é muito importante. Já que será ele o responsável pelos maiores cuidados nesses momentos. 

Para isso, conte conosco! Nós da Tia Ilka cuidamos para que seu pequeno tenha um ambiente seguro para se desenvolver.
 

Deixe seu comentário